Pessoas LGBTI e diversidade funcional

A convenção dos direitos de pessoas com deficiência e a declaração dos direitos sexuais afirmam a saúde sexual como um direito humano universal (UN, 2007; WAS, 2014), mas inúmeras pessoas com diversidade funcional continuam a enfrentar barreiras que limitam a sua vivência afetiva e/ou sexual. A invisibilidade da sexualidade de pessoas com diversidade funcional multiplica-se quando estas são, simultaneamente, pessoas LGBTI. É fundamental conhecer e desconstruir os diferentes eixos em que estas desigualdades operam, para informar políticas públicas na ótica da prevenção e combate à discriminação em razão da orientação sexual e da identidade de género, incluindo nas suas formas interseccionais.

Este projeto adota uma metodologia de investigação-ação, e alia a produção científica à sensibilização e capacitação. Ao longo de 12 meses foram dinamizadas um conjunto de atividades que permitiram sensibilizar, capacitar e informar sobre a temática LGBTI interseccionada com a diversidade funcional, junto de utentes com diversidade funcional e de profissionais que prestam serviços neste âmbito.

Está disponível para download o documento síntese que resultou do projeto: "Pessoas LGBTI e diversidade funcional: conhecimentos e práticas."

Projeto financiado pelo Apoio Técnico e Financeiro LGBTI da Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações e da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

gentopia - Associação para a Diversidade e Igualdade de Género